A liberação e regulamentação de Micro Geração de Energia no Brasil aconteceram no ano de 2012, onde a Resolução Normativa da ANEEL indicou as condições necessárias para que o consumidor possa gerar a sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis.

No sistema de Micro Geração de Energia podem ser usadas fontes como o gás natural, o vento ou a luz solar. Este último é altamente indicada por se tratar de uma fonte inesgotável e onde os equipamentos e toda a estrutura necessária para o seu uso é de baixa manutenção, vida útil de 25 anos e podem ser instalados nos telhados ou lajes das edificações, principalmente residências.

Situações ideais para a instalação de uma Micro Geração de Energia solar

O primeiro passo para saber se há condições da instalação de um sistema de Micro Geração de Energia solar fotovoltaico (aquele que a placa solar transforma o luz do sol em eletricidade) é avaliar o telhado onde podem ser colocadas as placas e a incidência de sol direta.

Após esse passo, é realizada uma análise do consumo de energia já existente no local para calcular qual a quantidade dos itens e de que forma irá trabalhar os instrumentos para sanar a alimentação da rede que vem da concessionária.

Com os estudos realizados e o projeto aprovado, é só iniciar a instalação da Micro Geração de Energia.

Sistema de crédito na conta de luz pela Micro Geração de Energia

Após a instalação e o início da produção de Micro Geração de Energia, o proprietário terá grande economia na conta de luz advinda da concessionária, pois o sistema funciona captando a energia e distribuindo nos pontos de consumo dentro do imóvel enquanto há incidência do sol. Esse montante de eletricidade muitas vezes não é utilizada totalmente no período, retornando ao poste e sendo usado como crédito.

Quando entra a noite ou em dias nublados, o sistema elétrico da casa se alimenta da rede tradicional, porém, como já foi creditado, o valor da conta diminui drasticamente chegando até a zerar ou sobrar o crédito que deverá ser inserido no boleto seguinte.

Vale lembrar que é imprescindível a instalação de um relógio medidor bidirecional, pois ele registra a saída mas também a entrada de energia.

Criado em: 11/06/2018 - 15:45


Sobre a categoria dessa página Energia Solar: Dúvidas sobre energia solar? Leia nossos artigos e retire todas elas.